Regulamenta a concessão de patrocínios pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dá outras providências.
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(Revogada pela Resolução nº 94, de 7 de novembro de 2014)
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), no exercício das competências e prerrogativas de que tratam o art. 28, incisos II, VI e XI da Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, e os artigos 15 e 29, incisos X, XIV e XXXII do Regimento Geral Provisório, e de acordo com a deliberação adotada na Sessão Plenária Ordinária n° 6, realizada nos dias 3 e 4 de maio de 2012;
RESOLVE:
OBJETIVO, ABRANGÊNCIA E CONCEITOS
Art. 1° Esta Resolução disciplina os procedimentos para apresentação, análise e deliberação sobre a concessão de patrocínios pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) a projetos de terceiros.
Art. 2° No âmbito do CAU/BR ficam assim entendidos os seguintes termos:
a) patrocínio: é o apoio financeiro concedido a projetos de responsabilidade de terceiros, que contribuam para promover a produção e a difusão do conhecimento, estimular o desenvolvimento e a consolidação do ensino e do exercício profissional bem como consolidar a imagem dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo e o seu compromisso com o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo;
b) proposta: é o documento apresentado pelo proponente ao CAU/BR, contendo informações suficientes para avaliação da relevância da proposta e da conveniência de concessão de patrocínio;
c) projeto: é a descrição detalhada das ações que serão realizadas com início e término definidos, e que, para efeito de concessão de patrocínio pelo CAU/BR, obedece às exigências e orientações desta Resolução;
d) contrapartida: é o benefício oferecido pelo proponente ao CAU/BR em decorrência do patrocínio concedido;
e) retorno institucional: é o resultado decorrente de patrocínio concedido, que contribua para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo e a promoção da imagem dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo perante seu público de interesse.
Art. 3° A concessão de patrocínios pelo CAU/BR será admitida exclusivamente para as proposta e projetos que estejam em conformidade com a Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, e com o Regimento Geral do CAU/BR.
ABRANGÊNCIA E MODALIDADES DO PATROCÍNIO
Art. 4° A concessão de patrocínio pelo CAU/BR deve observar as seguintes orientações:
I – poderão ser patrocinados os projetos:
a) que tenham relevância para o seu público-alvo;
b) de âmbito regional, nacional ou internacional, que disseminem informações e promovam o conhecimento e o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo;
II – não poderão ser patrocinados os projetos:
a) em desacordo com a sua missão institucional e finalidade do CAU/BR;
b) que não evidenciem benefícios para a Arquitetura e Urbanismo;
c) cujo proponente tenha prestação de contas de patrocínio anterior não aprovada, ou inconclusa, ou esteja inadimplente perante o CAU/BR, qualquer que seja a motivação;
d) cujo proponente seja pessoa física;
e) realizado, organizado ou coordenado pelo próprio CAU/BR ou por CAU/UF.
Parágrafo único. Serão considerados projetos regionais aqueles que envolvam, no mínimo, três Unidades da Federação.
Art. 5° O CAU/BR publicará anualmente edital de chamada para apresentação de projetos de= patrocínio e publicará a relação das propostas aprovadas.
Art. 6° O CAU/BR poderá patrocinar projetos relevantes para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo assim classificados:
a) eventos: feiras, encontros profissionais, palestras, cursos, conferências, seminários, congressos, premiações e atividades afins;
b) publicações: livros e outras publicações cujos conteúdos colaborem para fomentar a Arquitetura e o Urbanismo e disseminar informações relevantes para o segmento;
c) produções: audiovisuais e exposições.
Art. 7° O CAU/BR poderá patrocinar projetos de terceiros que contemplem pelo menos um dos seguintes objetivos:
a) promova a produção de conhecimento que oriente o exercício profissional e o seu aperfeiçoamento, prioritariamente;
b) promova e o desenvolvimento e o fortalecimento do ensino e do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo;
c) potencializem a conquista e ampliação do campo de atuação profissional;
d) promovam a produção e disseminação de material técnico/profissional de interesse da arquitetura e urbanismo;
e) promovam a articulação e fortalecimento das entidades de Arquitetura e Urbanismo;
f) ampliem a visibilidade institucional e fortaleçam a imagem do CAU/BR;
g) sensibilizem, informem, eduquem e difundam conhecimentos e/ou troca de experiências com vista ao desenvolvimento, modernização e fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo.
Art. 8° Os projetos em que haja solicitação de patrocínio deverão obedecer às orientações expressas nesta Resolução e deverão conter:
I – apresentação do proponente;
II – apresentação do projeto;
III – objetivos do evento, projeto ou ação;
IV – público-alvo;
V – abrangência geográfica;
VI – contribuições do evento ou ação para o segmento da Arquitetura e Urbanismo;
VII – históricos de apoios anteriores concedidos pelo CAU/BR;
VIII – programação ou roteiro definitivo ou provisório;
IX – valor solicitado;
X – estimativas de custos gerais para realização do evento ou ação;
XI – plano de divulgação;
XII – contrapartidas ou proposta de retorno institucional;
XIII – dados bancários da empresa, entidade ou instituição proponente para depósito do patrocínio solicitado;
XIV – potenciais parceiros e/ou parcerias confirmadas;
XV – identificação do ou dos responsáveis pelo projeto;
XVI – layouts ou artes finais das peças gráficas e eletrônicas de divulgação do evento ou ação, com suas características técnicas e com a proposta de aplicação da logomarca do CAU/BR.
Art. 9° As propostas que contemplarem espaço para auditório ou área de exposição para montagem de estande do CAU/BR deverão ser enviadas contendo, além das informações solicitadas no item anterior, os seguintes documentos:
I – planta geral do local do evento, se houver;
II – planta do pavilhão de exposição, com a localização do espaço destinado ao CAU/BR e a indicação dos expositores ao entorno;
III – planta do estande a ser ocupado pelo CAU/BR;
IV – descritivo da montagem e infraestrutura que será disponibilizada ao patrocinador.
Art. 10. A análise técnica dos projetos com solicitação de patrocínio será realizada pelo Conselho Diretor do CAU/BR com apoio das comissões afins aos respectivos projetos.
Parágrafo único. Projetos especiais deverão ser apreciados pelo plenário do CAU/BR.
Art. 11. O CAU/BR somente analisará projetos cujos proponentes apresentem declaração de habilitação jurídica e de regularidade fiscal.
Parágrafo único. Os proponentes previamente cadastrados, cuja documentação se encontrar com prazos válidos até a realização do evento, ficam dispensados da apresentação da documentação de regularidade prevista neste artigo.
DAS CONTRAPARTIDAS
Art. 12. As contrapartidas oferecidas pelos patrocinados apoiarão a decisão do CAU/BR quanto ao valor do investimento.
Art. 13. Para a concessão do patrocínio o CAU/BR analisará as propostas de retorno institucional baseando-se na relevância das contrapartidas oferecidas e nos potenciais benefícios diretos e/ou indiretos para a Arquitetura e Urbanismo, tais como:
I – em eventos:
a) cessão de espaço para exposição de empreendimentos de Arquitetura e Urbanismo;
b) desconto ou gratuidade para participação de arquitetos e urbanistas;
c) realização de palestras sobre temas de interesse da Arquitetura e Urbanismo;
d) cessão de espaço para o CAU/BR realizar palestras incluindo a mobilização do público participante;
e) cessão de espaço para o CAU/BR realizar rodadas de negócios, com infraestrutura;
f) cessão de espaço para exposição em estande institucional, com infraestrutura;
g) cessão de espaço para veiculação de vídeos do CAU/BR na abertura do evento, intervalos e/ou na abertura de cada sessão;
h) cessão de espaço para participação de representantes do CAU/BR na mesa de abertura solene com direito à fala;
i) cessão de espaço para participação de representantes do CAU/BR como palestrantes, painelistas, mediadores etc;
j) aplicação da marca CAU/BR nas peças de divulgação do evento ou ação;
k) exposição da marca CAU/BR nos anúncios em jornal, televisão, rádio, revista, internet, outdoor, busdoor e outras mídias;
l) aplicação da marca CAU/BR nas peças de comunicação visual do evento (banners, cartazes e congêneres);
m) exposição da marca CAU/BR no site do evento e/ou no site do proponente;
n) citação do CAU/BR na divulgação do evento ou ação para a imprensa;
o) cessão de cotas de inscrições e/ou credenciais;
p) cessão do mailing dos participantes no evento patrocinado, em arquivo digital e com autorização de uso conforme interesse do CAU/BR;
q) conteúdos que colaborem para fomentar e disseminar informações de interesse da Arquitetura e Urbanismo;
r) outras formas de contrapartida, que deverão ser discriminadas em cada item;
II – em publicações:
a) conteúdo editorial relevante para a Arquitetura e Urbanismo;
b) acessibilidade de arquitetos e urbanistas ao conteúdo editado, incluindo descontos ou gratuidade;
c) cessão de espaço em livro para veiculação de texto do CAU/BR;
d) exposição da marca CAU/BR;
e) cessão de cotas para o CAU/BR;
f) autorização, dos autores ou quem de direito, para download, da publicação no site do CAU/BR;
g) cessão de espaço para participação do CAU/BR na solenidade de lançamento;
h) tiragem e estratégia de distribuição;
i) outras formas de contrapartida, que deverão ser discriminadas em cada item;
III – em ações diversas:
a) conteúdo editorial relevante para a Arquitetura e Urbanismo;
b) acesso de arquitetos e urbanistas às atividades do projeto;
c) outras formas de contrapartida, que deverão ser discriminadas em cada item.
Parágrafo único. No âmbito dos acordos de patrocínio aplicar-se-ão, ainda, as seguintes disposições:
I – o proponente deverá comprovar, junto ao CAU/BR, a realização do objeto patrocinado e o cumprimento de todas as contrapartidas pactuadas;
II – a assessoria de marketing e comunicação ou o setor correspondente do CAU/BR fiscalizará os projetos patrocinados avaliando a efetividade da parceria;
III – a prestação de contas do proponente, contemplando o mencionado nos itens I e II anteriores, além de fotos e material de divulgação, deverá ser entregue, também, em arquivo digital.
DA FORMALIZAÇÃO
Art. 14. A formalização da concessão do patrocínio obedecerá ao fluxo de processo inerente a cada modalidade e ocorrerá com a assinatura do instrumento jurídico estabelecido pelo CAU/BR.
Art. 15. A relação jurídica somente será formalizada após a entrega, no prazo estabelecido, dos seguintes documentos:
I – ato constitutivo, contrato social ou estatuto social com as alterações, se houver, devidamente registrados nos órgãos competentes;
II – ata de eleição e/ou ato de designação das pessoas habilitadas a representar a pessoa jurídica, se for o caso;
III – prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
IV – prova de inscrição nos cadastros estadual e municipal de contribuintes, se houver;
V – carteira de identidade e prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF) dos representantes legais da pessoa jurídica;
VI – provas de regularidade fiscal, sendo:
a) certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos e contribuições federais e a dívida ativa da União, expedida pelo órgão da Receita Federal do Brasil;
b) certidão negativa de débitos relativos às contribuições previdenciárias e às de terceiros, expedida pelo órgão da Receita Federal do Brasil;
c) certificado de regularidade para com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), expedida pela Caixa Econômica Federal;
d) certidões negativas de tributos estaduais e municipais, ou, em se tratando de contribuinte isento, cópia do documento de isenção, emitidos pelo órgão competente do Estado e do Município, ou declaração assinada pelo representante legal.
§ 1° As certidões extraídas da Internet deverão estar acompanhadas de suas respectivas certificações, que serão obtidas no mesmo site.
§ 2° A regularidade fiscal poderá ser substituída pelo Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) do governo federal.
Art. 16. A análise da documentação de proponentes estrangeiros, para eventos a serem realizados no exterior, considerarão as peculiaridades de cada país.
REPASSE DE RECURSOS
Art. 17. A liberação dos recursos de patrocínio estará condicionada:
I – ao cumprimento das cláusulas estipuladas no instrumento jurídico firmado entre o CAU/BR e a patrocinada;
II – à validade das certidões de regularidade fiscal apresentadas.
Art. 18. A falta de comprovação de qualquer item estabelecido como contrapartida ou a alocação de contrapartida em montante aquém do estabelecido do instrumento jurídico implicará redução proporcional da participação do CAU/BR, ficando o patrocinado obrigado a restituir o valor excedente.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 19. A alocação de recursos pelo CAU/BR ficará limitada aos seguintes montantes:
I – até R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para eventos e ações de âmbito municipal ou estadual;
II – até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), para eventos e ações de âmbito regional ou nacional;
III – até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), para eventos e ações de âmbito internacional.
Parágrafo único. As participações do CAU/BR ficarão, ainda, sujeitas aos seguintes limites:
I – não poderão ultrapassar 5% (cinco por cento) da receita anual do CAU/BR;
II – não poderá ser superior a 50% (cinquenta por cento) do orçamento global da ação ou evento, conforme o plano de trabalho ou projeto apresentado em cada caso.
Art. 20. Sem prejuízo da guarda documental a cargo do CAU/BR, os patrocinados ficarão responsáveis pela guarda dos documentos originais referentes aos patrocínios concedidos, só podendo eliminá-los depois de decorrido o período de 5 (cinco) anos após a aprovação da prestação de contas.
Art. 21. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Brasília, 4 de maio de 2012.
HAROLDO PINHEIRO VILLAR DE QUEIROZ
Presidente do CAU/BR
(Publicada no Diário Oficial da União, Edição n° 96, Seção 1, de 18 de maio de 2012; Retificada no Diário Oficial da União, Edição nº 136, Seção 1, de 16 de julho de 2012)
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