5.5 Emissão de primeira via de carteira de identidade profissional

Você também pode conhecer este serviço como: tirar carteirinha do CAU e solicitar identidade profissional

 

O que é?

É a emissão da primeira via da carteira de identidade profissional para os arquitetos e urbanistas que possuem registro definitivo no CAU. A carteira é prova de identificação civil e possui fé pública em todo o território nacional.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Arquitetos e urbanistas com registro definitivo e ativo no CAU e que ainda não tenham carteira de identidade profissional.

 

Quais os documentos ou dados necessários?

Documento válido de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, diploma de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e declaração de veracidade das informações prestadas.

 

Quais as etapas para a realização deste serviço?

 

  1. Acessar o ambiente profissional do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) e clicar em “Confirmação de dados para emissão de identidade profissional”. Após acessar o formulário de dados, confirmar as informações corretas ou corrigir incorreções, anexar cópia digitalizada dos documentos comprobatórios das informações e clicar em “Enviar”.

 

  1. Após a confirmação, imprimir a declaração de veracidade das informações prestadas e o boleto com a taxa de solicitação da carteira para pagamento.

 

  1. Após o pagamento do boleto, comparecer ao CAU do seu estado (ou do DF) ou ao posto informado portando a declaração de veracidade das informações prestadas impressa e assinada para fazer a coleta da digital, assinatura e fotografia. Se o pagamento não estiver compensado no SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br), deve apresentar também o comprovante bancário. Dependendo da unidade da federação, será necessário agendar previamente um horário de atendimento.

 

  1. Quando a carteira for emitida, o arquiteto e urbanista receberá o documento em casa ou, dependendo da unidade da federação, deverá ir buscar na sede do CAU.

 

Quanto tempo leva?

Até 30 dias (este prazo não inclui possíveis atrasos dos Correios ou eventuais falhas na confecção do documento).

 

Quanto custa?

A taxa de emissão é de R$ 60,00 (2018).

 

Legislação relacionada

Resolução CAU/BR nº 146/2017

Lei nº 12.378/2010

 

Serviços correlatos

5.1 Registro provisório de profissional diplomado no Brasil
5.2 Registro definitivo de profissional diplomado no Brasil
5.3 Registro temporário de profissional diplomado no exterior
5.4 Registro definitivo de diplomado no exterior
5.6 Emissão de segunda via de carteira de identidade profissional
5.7 Anotação de título de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
5.8 Registro de pessoa jurídica
5.9 Interrupção de registro

 

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo CAU, entre em contato, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos números 0800-883-0113 (a partir de telefone fixo) e 4007-2613, ou pelo chat (caubr.gov.br/atendimento)